• Clínica Construir

O que é a depressão e o que posso fazer a respeito?

Tristeza, desânimo e perda de interesse ou prazer nas atividades diárias são sentimentos familiares para todos nós. Mas se eles persistirem e afetarem nossas vidas substancialmente, o problema pode ser depressão.

A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pode afetar adultos, idosos, adolescentes e crianças.

Alguns dados sobre a depressão no Brasil e no mundo:

• No Brasil, segundo a OMS, quase 6% da população sofre de depressão, bem acima da taxa mundial, que é de 4,4%.

• A depressão afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo.

• Um milhão de pessoas se suicida a cada ano em todo o mundo e grande parte delas sofre de depressão severa.

• Pessoas deprimidas tem 30 vezes mais probabilidade de tirar a própria vida.

• Menos de 10% dos que sofrem de depressão recebem tratamento.

A depressão é um transtorno de humor que envolve um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse. É diferente das flutuações de humor que as pessoas experimentam regularmente como parte da vida.

Eventos importantes na vida, como luto ou perda do emprego, podem levar à depressão. A depressão é um problema contínuo, não passageiro. A depressão pode durar várias semanas, meses ou anos.

A depressão atinge mais de 12 milhões de brasileiros, segundo a OMS

Sinais e sintomas:

Os sintomas de depressão podem incluir:

• Humor deprimido

• Redução do interesse ou prazer nas atividades antes apreciadas

• Perda de desejo sexual

• Mudanças no apetite

• Perda ou ganho de peso não intencional

• Dormindo muito ou pouco

• Agitação, inquietação e andar para cima e para baixo

• Movimento e fala lentos

• Fadiga ou perda de energia

• Sentimentos de inutilidade ou culpa

• Dificuldade de pensar, concentrar-se ou tomar decisões

• Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, ou uma tentativa de suicídio

Causas

A comunidade médica não compreende totalmente as causas da depressão. Existem muitas causas possíveis e, às vezes, vários fatores se combinam para desencadear os sintomas. Fatores que provavelmente desempenham um papel incluem:

Características genéticas:

• Mudanças nos níveis de neurotransmissores do cérebro

Fatores ambientais:

• Fatores psicológicos e sociais

• Condições adicionais, como transtorno bipolar

Tratamento

A depressão é tratável e o controle dos sintomas geralmente envolve três componentes:

Apoio: Isso pode variar desde a discussão de soluções práticas e possíveis causas até a educação de membros da família.

Psicoterapia: também conhecida como terapia da fala, algumas opções incluem aconselhamento individual e Terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Tratamento medicamentoso: um médico pode prescrever antidepressivos.

Medicamento

Os antidepressivos podem ajudar a tratar a depressão moderada a grave.

A pessoa só deve tomar medicamentos prescritos pelo médico. Alguns medicamentos podem demorar um pouco para fazer efeito. Ao interromper o uso do medicamento, a pessoa pode não sentir os benefícios que ele pode oferecer.

Algumas pessoas param de tomar a medicação depois que os sintomas melhoram, mas isso pode levar a uma recaída.

Converse sobre quaisquer preocupações sobre antidepressivos com um médico, incluindo se o paciente pensa em parar de tomar o medicamento.

Alimentação e dieta

Comer muitos alimentos açucarados ou processados ​​pode levar a vários problemas de saúde física. Uma dieta que inclui muitos desses tipos de alimentos também pode afetar a saúde mental de jovens adultos.

Comer mais dos seguintes alimentos ajuda a reduzir os sintomas de depressão:

• Frutas

• Legumes

• Peixe

• Azeite

Psicoterapia

As terapias psicológicas ou de fala para a depressão incluem a TCC, a psicoterapia interpessoal e o tratamento para solução de problemas, entre outras.

Para algumas formas de depressão, a psicoterapia é geralmente o tratamento de primeira linha, enquanto algumas pessoas respondem melhor a uma combinação de psicoterapia e medicamentos.

A TCC e a psicoterapia interpessoal são os dois principais tipos de psicoterapia para a depressão. Uma pessoa pode fazer a TCC em sessões individuais com um terapeuta, em grupos, por telefone ou online.

A terapia interpessoal visa ajudar as pessoas a identificar:

• Problemas emocionais que afetam os relacionamentos e a comunicação

• Como esses problemas também afetam o humor

• Como tudo isso pode ser mudado

Exercício

O exercício aeróbico aumenta os níveis de endorfina e estimula o neurotransmissor relacionado ao humor. Isso pode ajudar a aliviar a depressão leve.

A depressão é genética?

Uma pessoa com pai ou irmão que sofre de depressão tem duas a três vezes mais probabilidade de desenvolver a doença do que o público em geral.

No entanto, muitas pessoas com depressão não têm histórico familiar dessa doença.

A suscetibilidade à depressão pode não resultar de variação genética. Os pesquisadores reconhecem que, embora a depressão possa ser herdada, muitos outros problemas também influenciam seu desenvolvimento.

A depressão tem cura?

Embora não haja cura para a depressão, existem tratamentos eficazes que ajudam na recuperação. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais bem-sucedido ele poderá ser.

Muitas pessoas com depressão se recuperam após seguir um plano de tratamento. Mesmo com um tratamento eficaz, no entanto, pode ocorrer uma recaída.

Para prevenir a recaída, as pessoas que tomam medicamentos para a depressão devem continuar com o tratamento – mesmo depois que os sintomas melhorarem ou desaparecerem – pelo tempo que o médico aconselhar.

Gatilhos

Os gatilhos são eventos ou circunstâncias emocionais, psicológicas ou físicas que podem fazer com que os sintomas de depressão apareçam ou voltem.

Estes são alguns dos gatilhos mais comuns:

• Eventos de vida estressantes, como perda, conflitos familiares e mudanças nos relacionamentos.

• Recuperação incompleta após ter interrompido o tratamento muito cedo

• Condições médicas, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Algumas pessoas apresentam maior risco de depressão do que outras.

Os fatores de risco incluem:

• Experimentar certos eventos de vida, como luto, problemas de trabalho, mudanças nos relacionamentos, problemas financeiros e preocupações médicas

• Experimentar estresse agudo

• Falta de estratégias de enfrentamento bem-sucedidas

• Ter um parente próximo com depressão

• Usar drogas recreativas, como álcool ou anfetaminas

• Ter sofrido um ferimento na cabeça

• Ter sofrido um episódio anterior de depressão grave

• Ter uma condição crônica, como diabetes, doença pulmonar ou doença cardiovascular

• Viver com dor persistente

Fontes: Medical News Today e ABRATA